O plantel mais caro do mundo!!

O plantel mais caro do mundo!!
Jogam sujo, recebem muito, viciam o jogo e perdem sempre...

11/02/2010

Quem é o homem que queria impedir a publicação do jornal "SOL"?

Quem é o homem que queria impedir a publicação do jornal "SOL"?
A face oculta das escutas
Quem é Rui Pedro Soares, o administrador da PT que surge nas gravações como o alegado pivô do negócio TVI?
Os dois momentos mais altos da sua, curta, carreira - tem 36 anos - tinham, até agora, sido estampados em T-shirts. E são a melhor ilustração da passagem dos anos por este jovem do Porto que integra o restrito conselho de administração onde se sentam os 25 executivos de topo de uma das maiores empresas portuguesas, a Portugal Telecom (PT). Foi de Rui Pedro Soares a ideia de estampar em centenas de T-shirts a imagem de Che Guevara e o poema que Manuel Alegre dedicou ao revolucionário argentino ("O foco guerrilheiro existe sempre / Em cada um de nós existe um foco / Uma guerrilha possível, uma insubmissão"), que a Juventude Socialista (JS) de Lisboa, então liderada por este jovem estudante de Gestão de Marketing, exibiu nas acções de campanha para as eleições legislativas de 2002. O PS perdeu, mas Rui Pedro, que já propusera a mudança da cor das bandeiras da jota de amarelo para vermelho, e que se candidatara à liderança da organização com a moção "Nós vamos pela esquerda", fez a sua declaração política.

Sete anos mais tarde, Rui continua a imprimir letras em T-shirts. Mas noutro campeonato. É ele quem negoceia os patrocínios da PT aos três grandes do futebol, Benfica, Sporting e Porto, o seu clube do coração que já lhe retribuiu o gosto com uma insígnia: é Dragão de Ouro e presença assídua no camarote presidencial do estádio portista. Nada que o tenha impedido de financiar os 11 milhões de euros gastos pelo Sporting em jogadores, no mercado de Inverno.

A sua biografia, no site da PT, é clara: "Rui Pedro Soares integra a Portugal Telecom em 2001, empresa onde tem vindo a consolidar a sua carreira profissional." A "consolidação" levou-o ao Olimpo da empresa, por indicação do accionista Estado, em 2006, onde aufere um montante anual de um milhão e duzentos mil euros, segundo contas do Diário Económico, a partir da tabela de remunerações fornecida pelas empresas do PSI-20, em 2009. Ou seja, Rui Pedro ganhará, por mês, 16 vezes mais que José Sócrates.

Como chegou ali? Essa era uma das perguntas que gostaríamos de lhe colocar, mas o administrador da PT não aceitou falar com a VISÃO. O deputado Sérgio Sousa Pinto, que o conhece há 16 anos, não lhe poupa elogios: "Tenho a maior consideração pessoal e profissional por ele. Acho muito injusto a imprensa estar a retratá-lo como um boy. Ele é alguém com muito valor, inteligência e muito capaz. Claro que a nomeação dele como administrador é fruto de um voto de confiança de quem o nomeou."

SALTO Á VARA

A sua ascensão acaba por se assemelhar à de Armando Vara, outro socialista de quem se fala no processo Face Oculta, e que passou de administrativo a administrador da Caixa-Geral de Depósitos e, mais tarde, do BCP. Ambos estavam na empresa e, graças aos contactos partidários, "consolidaram" a sua posição.

Quando, em 2004, os jornalistas falaram com ele, durante a campanha interna para a liderança do partido (que opôs Sócrates a Alegre e a João Soares), Rui Pedro foi descrito como um "informático". Era ele que geria a página online do candidato que acabaria por vencer. Mas perderia, nessa altura, um dos seus mais importantes aliados internos: João Soares, que não terá perdoado a "traição" do seu ex-discípulo - levara-o às listas para a Câmara de Lisboa (2001) e a um lugar de vereador sem pelouro, após a (imprevista) vitória de Santana Lopes. Aí, Rui Pedro tratou de fazer política concelhia, contra os rivais internos, Miguel Coelho e, sobretudo, Jorge Coelho, que ainda mandava no "aparelho".

Era a consequência de uma série de "guerras" na JS, após a saída do seu líder, Sérgio Sousa Pinto, em 2000. O secretariado cessante da Jota (que integrava, entre outros, os actuais secretários de Estado Marcos Perestrello, Rocha Andrade e o porta-voz do PS, João Tiago Silveira) passou, de armas e bagagens, para a candidatura de Ana Catarina Mendes. Rui Pedro, quase sem apoios, candidatou-se. Ficou em último e, surpreendentemente, acabou por apoiar a candidata Jamila Madeira, na segunda volta. A JS quase que se partia. E Rui Pedro ficou "proscrito".

Além do trabalho político na concelhia de Lisboa, teve uma curta passagem pela direcção de marketing do banco Cetelem, uma sucursal de crédito ao consumo (com juros altos) do Banque Nationale de Paris/Paribas. Depois foi para a PT, tendo começado na antiga TV Cabo.

"Provavelmente, até fui eu quem o apresentou ao engenheiro Sócrates, assim como também apresentei [a Sócrates] o Marcos Perestrello e os outros que vieram a fazer a campanha dele para a liderança do PS, em 2004", recorda Sérgio Sousa Pinto. Na altura, José Sócrates não tinha apoios entre os jovens do partido. E o velho secretariado da JS reúne-se em seu redor.

Meses antes, Rui Pedro colaborara com Luís Nazaré, no Grupo de Estudos do partido, durante a liderança de Ferro Rodrigues. Mais uma vez, tratou-se de um apoio técnico. "Prestou colaboração na área das telecomunicações, visto que ele era quadro da TV Cabo. Lembro-me, por exemplo, do enorme contributo que deu para a criação do site do Gabinete e em relação às múltiplas plataformas em que nos poderíamos alojar. Esteve connosco apenas alguns meses. Telefonou-me um dia a dizer que havia sido promovido na empresa e que deixaria de ter disponibilidade para continuar a colaborar. Achei perfeitamente normal que ele tenha ido à sua vida. Fiquei com a ideia de um rapaz de vinte e tal anos que queria evoluir profissionalmente naquela área e se calhar também politicamente", recorda Nazaré.

A LIGAÇÃO A PENEDOS

De facto, em dois anos, Rui Pedro foi promovido inúmeras vezes. De "consultor do conselho de administração" passou a "administrador executivo da PT Compras", em 2005, depois, a "presidente do conselho de administração da PT Imobiliária", em 2006 e, por fim, a membro executivo do conselho de administração da empresa. É ele que vai buscar o seu velho amigo Paulo Penedos, da JS, para assessor jurídico do seu gabinete. E é através das escutas montadas a Penedos que é "apanhado" na suspeita de "atentado ao Estado de Direito" que sobre si recai, depois de divulgados, pelo semanário Sol, os despachos do magistrado do Ministério Público de Aveiro e do juiz de instrução criminal do baixo Vouga, mandados arquivar pelo procurador-geral da República, por ausência de indícios criminais.

Sempre foi um político "de bastidores". Reservado, pouco dado à oratória, discreto. O oposto do seu amigo Penedos, visto como um "fanfarrão", que se gaba de conhecer meio mundo e se exibiu, numa campanha eleitoral autárquica, ao volante de um Ferrari vermelho.

Nas legislativas de 2005, conta um membro do staff de Sócrates, mantinham conversas regulares ao telemóvel: "O Paulo Penedos, enquanto membro da máquina de campanha, fartava-se de ligar ao Rui Pedro para ele, lá na PT, lhe arranjar telemóveis para o Sócrates - partia-se pelo menos um por semana", devido às "fúrias" do candidato, acrescenta.

O Plano inclinado
Maio de 2009. A PJ tem os telemóveis dos socialistas Armando Vara e Paulo Penedos sob escuta, por causa das suas supostas ligações ao sucateiro Manuel Godinho, no âmbito do processo Face Oculta. Mas das conversas entre o administrador do BCP e o consultor da PT ressalta para os investigadores a existência de um suposto esquema para controlar a TVI e tirar do ecrã Manuela Moura Guedes e as notícias sobre o Freeport. A 26 desse mês, dá-se o primeiro contacto entre Penedos e o seu correligionário Rui Pedro Soares, administrador da PT e que, alegadamente, se torna o pivô da compra da estação televisiva pela Portugal Telecom. As escutas trazidas à estampa pelo jornal Sol referem diversas idas de Rui Pedro a Madrid a fim de acertar com a direcção da Prisa - dona da TVI - os detalhes do negócio. Que não veria a luz do dia, após a polémica instalada pela divulgação da operação na imprensa, tendo o primeiro-ministro assegurado que, se a PT insistisse na compra, o Estado usaria a sua golden share para vetar o negócio. Sócrates garantiu sempre nunca ter sabido da intenção da PT de adquirir a TVI, mas, nas escutas, há referência a um jantar entre Rui Pedro Soares e o chefe de Governo e é insinuado em outras conversas o conhecimento que este último teria de todo o alegado esquema para controlar a TVI. Foi o que achou quer o procurador de Aveiro quer o juiz de instrução titular do caso Face Oculta. Só que enquanto o magistrado judicial afirmava existirem indícios muito fortes da existência de um plano, no qual Sócrates estaria envolvido, visando o controlo da estação, o procurador-geral da República, a quem foram remetidas as certidões para validação, desvalorizou esses elementos, tendo Pinto Monteiro decidido não avançar com um inquérito, alegando a falta de "indícios probatórios" da prática do crime de atentado ao Estado de Direito.

5 comentários:

  1. Com o 9º ano, 50 anos de idade e reforma de mais de € 3.000 euros...

    GRANDE ESCÂNDALO, para nós que cada vez mais estamos mais pobres...

    Apesar de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o
    socialista Vasco Franco, número dois do PS na Câmara de Lisboa durante
    as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado.

    A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a € 3.035 euros (608
    contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador.

    A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado -
    técnico superior de 1ª classe, segundo o «Diário da República» -apesar
    de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral
    do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade.

    A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio
    raro, num país que pondera elevar a idade de reforma para os 68 anos,
    para evitar a ruptura da Segurança Social.

    O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da
    Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu
    sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os
    restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo
    inteiro.

    Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a
    dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro.

    Triplicar o salário - Já depois de ter entregue o pedido de reforma,
    Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um
    ordenado líquido de € 4.000 euros mensais (800 contos). Trata-se de
    uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da
    Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal,
    que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril.

    O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim
    Raposo, cuja mulher é secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa.
    O contrato, iniciado em Abril, vigora por um período de 18 meses.

    A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo mas, nos
    termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para
    € 2.000 euros - a partir de Julho, mês em que se inicia a reforma,
    disse ao Expresso Vasco Franco.

    Não se ficam, no entanto, por aqui os contributos da fazenda pública
    para o bolo salarial do dirigente socialista reformado. A somar aos
    mais de € 5.000 euros da reforma e do lugar de administrador, Vasco
    Franco recebe ainda mais € 900 euros de outra reforma, por ter sido
    ferido em combate em Moçambique já depois do 25 de Abril (?????), e
    cerca de € 250 euros em senhas de presença pela actuação como vereador
    sem pelouro.

    Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no
    activo, ganhando agora mais de 1200 contos limpos. Além de carro,
    motorista, secretária, assessores e telemóvel.

    ResponderEliminar
  2. UM EXEMPLO DE COMO O SOCRATES PAGA AOS SEUS BOYS COM O ERARIO PUBLICO NO CONTROLO DA "COUSA"

    ... Ora cá vão uns salariozitos de remediados, coitados!

    COMO IRÃO Sobreviver?
    -Mata da Costa: Presidente dos CTT, 200.200 Euros
    -Carlos Tavares: CMVM, 245.552 euros,
    -Antonio Oliveira Fonseca: Metro do Porto, 96.507 Euros
    -Guilhermino Rodrigues: ANA, 133.000 Euros
    -Fernanda Meneses: STCP, 58.859 Euros
    -José Manuel Rodrigues: Carris 58.865 Euros
    -Joaquim Reis: Metro de Lisboa, 66.536 Euros
    -Vítor Constâncio: Banco de Portugal, 249.448 Euros (este é que pode pagar mais IRS)
    -Luís Pardal: Refer, 66.536 Euros
    -Amado da Silva: Anacom, Autoridade Reguladora da Comunicação Social, ex-chefe de gabinete de Sócrates, 224.000 Euros
    -Faria de Oliveira: CGD, 371.000 Euros
    -Pedro Serra: AdP, 126.686 Euros

    -José Plácido Reis: Parpública, 134.197 Euros

    -Cardoso dos Reis: CP, 69.110 Euros

    -Vítor Santos: ERSE, Entidade Reguladora da Energia, 233.857 Euros

    -Fernando Nogueira: ISP, Instituto dos Seguros de Portugal, 247.938 euros

    (este não é o ex-PSD que se encontra em Angola)

    -Guilherme Costa: RTP, 250.040 Euros

    -Afonso Camões: Lusa, 89.299 Euros

    -Fernando Pinto: A TAP, 420.000 Euros

    -Henrique Granadeiro: PT, 365.000 Euros

    E ainda faltam as Estradas de Portugal, EDP, Brisa, Petrogal, todas as outras Observatórios e reguladoras ...

    Vilanagem É um fartar enfim! E pedem contenção!!

    Imaginem o que é pagar um Subsídio de férias ou de Natal a estes.

    ResponderEliminar
  3. 1º O caso freport , ainda por concluir e condenado ninguém.
    Depois o caso “casa pia”, em que alguém até foi há cirurgia retirar um sinal que tinha na nádega, todos apontados pelos miúdos e ninguém culpado... há foi um, o BIBI. Pois esse é um pobretanas e não tem influencia politica. Dizem por ai que afinal os putos até gostavam de levar...afinal os putos é que são os culpados, ninguém lhes mandou gostar, mas será mesmo que nenhum dos acusados terá cometido estes crimes? Ou será que foi o juiz que apenas não gostou deles (faz-me parecer que a lei não é aplicada por igual a todos os cidadãos) afinal este processo é incluso... bem parece que aqui também não há culpados só o BIBI.
    Todos os outros são uns simples “inocentes”.
    Bem mais um caso, Face oculta... depois de ver muitos comentários a dizerem que os socialistas, são umas vitimas, que isto não passa de um esquema de outro partido, não me admira. Mas não acredito. O que sei é que o primeiro ministro estava sempre a queixar-se do jornal de sexta feira e que de certeza que ele é o culpado pelo encerramento deste que era apresentado pela Manuela Moura Guedes, onde alguém disse «Esta operação era para tomar conta da TVI e limpar o gajo».
    Não afinal isto que disseram era só a brincar... E o Mário crespo? No restaurante também foi só um desabafo afinal o vinho não estava na temperatura certa aqui poderá se dizer que foi o vinho a falar e assim esta ilibada.
    Mesmo assim ainda não há indícios de nada.
    E o primo onde é que trabalha?
    Será que o primeiro-ministro nomeou para a PT alguém sem currículo para um cargo importante, mas não deveria ser por candidatura e escolher quem tivesse mais competência para o cargo. Só se demonstra que acontece o mesmo nos tribunais só é julgado quem eles quem eles querem.
    Não há dúvida, nenhuma que esta rede de criminosos esta se apoderar de tudo para criar uma rede para se poderem mover dentro dela e saírem impunes das patifarias que fazem.
    E depois vem para aqui se justificarem que os acusadores são pessoas que ficaram sem os seus bens supérfluos, que são pessoas de outros partidos com remorsos, pessoas com inveja etc.
    Esta a frente dos olhos para todos verem e julgarem só não vê quem não quer, desde o negocio do Magalhães que rendeu bastante mas não foi para o país de certeza a isto tudo que se tem vindo a revelar só me admira como é que ainda 38% da população caio no conto do vendedor HÁ ANOS que o conto do vigário engana a muitos mas mesmo assim só aprendem depois de lá caírem.
    O PORTUGUES deixa-se enganar facilmente o Povo já não consegue decidir nada Portugal esta a perder tudo o que de bom tinha.
    Estão nos a roubar tudo o que era nosso, a dar dinheiro a clubes que são condenados e construir estradas pontes onde entregam as obras ao amigo que apresenta um orçamento mais caro. O PORTUGUES esta esquecido mais 10 anos e vão ver…

    ResponderEliminar
  4. Marques Mendes - Novo Pensionista !

    Aos 50 anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a Pensão a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros mensais. Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneração média da sua carreira contributiva.

    Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'

    ResponderEliminar
  5. Nos EUA!... não beneficiaria do "corporativismo jurídico" desta República das Bananas!... É que nos EUA quem faz as Leis são os cidadãos eleitos pelos cidadãos e não "advogados de lista partdária"... Uma espécie de "corrupção que salta das faculdades de Direito" para o Orgão Legislativo!... É isto que o Bastonário da Ordem dos Advogados anda a dizer com o seu estilo "alarve"!...

    ResponderEliminar

A história dá boas lições que os governantes teimam em não aprender.

A história dá boas lições que os governantes teimam em não aprender.
Os nossos governantes dizem e fazem precisamente o contrario do que já os imperadores da Roma antiga sabiam.